segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nova especialidade: Aconselhamento Psicológico

O Aconselhamento (Counselling) tem por objectivo promover o bem estar psicológico das pessoas que a ele recorrem. A filosofia predominante é a crença na dignidade e no valor do indivíduo, reconhecendo a sua liberdade e a sua capacidade em determinar o seu estilo de vida.

Muitas vezes, o indivíduo não está consciente do seu potencial de desenvolvimento. Na consulta, recorrendo ao diálogo terapêutico, procura-se ajudar o paciente num processo de auto-conhecimento, capacitando-o para a resolução de problemas e tomada de decisão, promovendo a reflexão e a autonomia pessoal.

Procura-se ajudá-lo, num tempo relativamente breve, face a problemas que não são oriundos necessariamente de problemáticas profundas, mas que, na verdade, podem estar ligados a dificuldades relativas a um contexto específico, com o qual tem de conviver mas para o qual não se sente preparado (ex: desemprego, stress profissional, problemas de comunicação, doença, separação...).

Assim, na consulta de Aconselhamento existe um tempo e um espaço únicos, onde a relação que se estabelece com o cliente é construída a partir do seu pedido de ajuda, com o objectivo de encontrar alternativas, caminhos ou soluções para o problema/conflito que motivou esse pedido.

Nela pode encontrar:

  • a exploração do potencial de um indivíduo ou de um grupo para construir alternativas de mudança;
  • o estabelecimento de uma relação de confiança onde a empatia e a realidade prevalecem sobre o passado longínquo;
  • o diálogo terapêutico;
  • um ambiente acolhedor, neutro e confidencial, facilitador da mudança e da evolução pessoal.

Para mais informações e marcações:
913176690
almacheia@almacheia.com
http://www.almacheia.com

.
.
... experimente dizer, como se fosse o primeiro homem, o que vê, o que vive, o que ama, o que perde...
Rilke, R.M.

Read more...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ser vegetariano: algumas das (inúmeras) razões

Saúde

«Dietas vegetarianas bem preparadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e proporcionam benefícios de saúde na prevenção e tratamento de diversas doenças.»
American Dietetic Association e Dietitians of Canada, Junho 2003

Ambiente e Sustentabilidade
«São necessários 100 000 litros de água para produzir 1 kg de bife e apenas 500 litros para 1 kg de batatas.»
Compassion in World Farming Trust, 2002

«Comer carne de porco implica uma dose de cereal 5 vezes superior até se obter a quantidade equivalente de calorias, comparada com a simples ingestão do próprio cereal.»
Joel K. Bourne, JR para a National Geographic, 2009

«Cerca de três quintos do consumo global de grãos são para alimentar animais. [Espera-se que] em 2030 existam cerca de 440 milhões de mal nutridos.»
FAO – World Agriculture 2015/2030

Direitos dos animais
«800 milhões de galináceos, 15 milhões de ovelhas, 9 milhões de porcos e 3 milhões de vacas são assassinados todos os anos no Reino Unido».
Compassion in World Farming

Fontes:
National Geographic Portugal (Agosto 2009)

Read more...

Dia Mundial do Vegetarianismo

Dia 1 de Outubro é Dia Mundial do Vegetarianismo.

Este dia foi estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana e, desde então, comunidades vegetarianas celebram-no por todo o mundo.

Este ano, as comemorações são assinaladas com a Semana Vegetariana Mundial, que arranca hoje e decorre até 7 de Outubro.

Já no seu segundo ano consecutivo, a Semana Vegetariana Mundial conta com a participação de várias organizações por todo o mundo, que se juntam ao movimento para promover um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Em Portugal, a Semana Vegetariana 2009 é promovida pelo Centro Vegetariano, que convida todas as associações, restaurantes vegetarianos, lojas de produtos naturais e outras entidades a juntarem-se a esta iniciativa, organizando workshops, palestras, demonstrações culinárias ou outras formas de promoção.

Mais informações no site do Centro Vegetariano.

Read more...

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP